Cálculo biliar: quais são os sintomas e como tratar
Um dos sintomas do cálculo biliar (ou pedras na vesícula) mais comuns são fortes dores na região do abdômen. Você está sentindo isso e está preocupado? Fique tranquilo, apenas essa manifestação não é o suficiente para atribuir tal diagnóstico.
Se você está em dúvida e quer saber mais sobre esta doença, chegou ao lugar certo. Ao longo deste texto, vamos te mostrar quais são as principais manifestações da ocorrência e os tratamentos disponíveis.
Entretanto, é sempre importante ter em mente que o médico especialista é o único capaz de avaliar a situação e recomendar as medidas necessárias. Prossiga com a leitura e saiba mais sobre o tema.
O que é Cálculo biliar?
Cálculo biliar ou pedra na vesícula – tal como também é popularmente conhecido – é uma condição que compreende a presença de pequenas formações móveis dentro da vesícula biliar. Esses elementos consistem na mistura sólida de substâncias presentes na bile como os sais biliares, bilirrubina e colesterol.
A presença dos cálculos pode ser totalmente assintomática, porém quando há impactação de um deles na saída da vesícula, ou sua migração através dos canais de bile passam a provocar sintomas e causar outros problemas.
Tipos de cálculos biliares
Os cálculos biliares podem ser de dois tipos: de colesterol ou pigmentares. O primeiro é o mais recorrente e representa mais da metade do total de ocorrência da doença. Para ser excretado na bile é preciso que o colesterol se associe com a lecitina e com os sais biliares.
Quando há um desbalanço entre esses componentes formam-se as pedras.
Referente aos cálculos biliares pigmentares, eles são mais comuns em países asiáticos. Nesse caso, elas são formadas em decorrência da produção anormal de bilirrubina que, por sua vez, acontece por conta de outras doenças, como anemia, cirrose hepática e infecção. Eles aparecem na tonalidade marrom ou preta.
Apesar dessas diferenças de cor e composição dos cálculos, elas não têm nenhuma implicação clínica nos sintomas ou possibilidade de complicações.
Quais são os principais sintomas?
O principal sintoma é a ocorrência de fortes cólicas ou dores agudas na região das costelas e/ou do abdômen, normalmente do lado direito, vômitos e náuseas também costumam aparecer e podem ser acompanhados de febre.
Ocorrências secundárias também são comuns, tais como: inchaço, gases, intolerância a alimentos gordurosos, amargor na boca e dores de cabeça.
Como identificar se o meu caso é grave?
É o cirurgião ou médico gastroenterologista quem vai suspeitar da presença do cálculo biliar.
Para o diagnóstico, serão solicitados exames, como ultrassom ou se necessária a ressonância magnética e até ecoendoscopia Após avaliação dos resultados e dos sintomas, o médico determinará se uma cirurgia é recomendável.
Quais são as opções de tratamento?
A única opção eficiente para o tratamento dos cálculos biliares é a cirurgia chamada colecistectomia. Ela consiste na retirada cirúrgica da vesícula biliar contendo os cálculos.
Atualmente ela é realizada por técnica minimamente invasiva - laparoscopia, o que permite recuperação rápida e mínimo risco de complicações.
Porém, além dos cálculos em si, também são considerados outros eventuais problemas de saúde do paciente, incluindo a idade e os sintomas para avaliar a necessidade da cirurgia.
Procure um especialista
Agora que você já sabe um pouco mais sobre cálculo biliar e os sintomas, atente-se quanto aos indícios da condição. Caso esteja sentindo cólicas ou apenas haja suspeitas, procure um médico.
Essa é a melhor forma de obter um diagnóstico e impedir que a situação se agrave. Se precisar de um profissional experiente, agende uma consulta conosco. Estamos prontos para lhe atender!
Gostou desse conteúdo? Então continue acessando o nosso
blog e descubra outros materiais educativos sobre o assunto!