Entenda como é a recuperação da cirurgia bariátrica

Dra. Beatriz Azevedo • 25 de janeiro de 2019

O tempo de duração de cada tipo de cirurgia bariátrica varia de acordo com as condições do paciente, as possíveis complicações e as preferências do médico que realizará o procedimento. Mas, de forma geral, a gastrectomia vertical em torno de 1h, o by-pass por volta de 1h30.


Após o final, os pacientes são encaminhados – já acordados – para a sala de recuperação pós-anestésica, onde permanecem por, aproximadamente, 1h. A maioria vai para o quarto imediatamente, porém, de acordo com a gravidade das doenças associadas, às vezes as primeiras 24h são passadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por precaução.


O momento da alta hospitalar será determinado pela equipe médica, de acordo a evolução de cada paciente, mas no geral acontece no segundo dia após a cirurgia. Antes da alta, a equipe multidisciplinar irá instruir o paciente quanto ao tipo de dieta a ser seguida, medicações que deverá utilizar, programa de exercícios físicos e cuidados a serem tomados, além de disponibilizar formas de comunicação para que ele possa entrar em contato a qualquer momento.


Na recuperação da cirurgia bariátrica, inicialmente, é preciso se afastar em torno de 15 dias da rotina de trabalho e afazeres. Após esse período as atividades voltam ao normal exceto pelos exercícios físicos que serão liberados (e recomendados) após 30 dias de pós operatório.


O paciente pode perder entre 10% e 40% do peso inicial durante esse período. A maior perda acontece nos primeiros meses.


Dores após cirurgia bariátrica

É normal sentir dores durante o 1º mês e o médico pode indicar o uso de analgésicos para aliviá-la e proporcionar maior bem-estar.


No caso de cirurgia por laparotomia (na qual o abdômen é aberto), o médico também pode recomendar o uso de uma faixa abdominal para apoiar a barriga e diminuir o desconforto.


Porém há alguns sintomas que, apesar de raros, necessitam de atenção especial. São eles:


  • Vomitar após as refeições, mesmo respeitando a indicação alimentar e as quantidades corretas;
  • Diarreia ou mau funcionamento do intestino após 2 semanas de cirurgia;
  • Não conseguir ingerir qualquer tipo de alimento devido a náuseas muito fortes;
  • Sentir dores intensas no abdômen, que não amenizam com os analgésicos;
  • Febre superior a 38ºC;
  • Curativo com pus e mau cheiro;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Dores no ombro.


Nessas circunstâncias, é necessário entrar em contato com a equipe multidisciplinar para avaliar o caso e iniciar o tratamento necessário.


Dieta após cirurgia bariátrica

No dia da operação o paciente permanece em jejum somente com soro por veia. No dia seguinte inicia-se a dieta líquida composta por água, chá, sucos e caldos ralos que devem ser ingeridos em pequenos volumes a cada 20 minutos.


A dieta líquida fracionada dura em torno de 7 a 10 dias e, após esse período, há o progresso para dieta cremosa/pastosa.


A dieta vai progredindo semanalmente até que 1 mês após a cirurgia a não há mais restrição na consistência da dieta.


Além disso, o médico pode indicar o uso de um multivitamínico, pois a cirurgia bariátrica pode causar perda de vitaminas, como ácido fólico, vitaminas do complexo B, ferro entre outras.


Atividade física após cirurgia bariátrica

Recomenda-se 30 minutos de caminhadas diárias já a partir da alta hospitalar, com acréscimo gradual de outras atividades ao final do 1º mês.


Também são indicados exercícios respiratórios logo após a operação, orientados por um fisioterapeuta, para prevenir complicações respiratórias.


Esforço físico, como levantamento de peso, não é indicado.


O paciente também é orientado a não dirigir nos primeiros 7 dias pós-cirurgia.


Cicatriz da cirurgia bariátrica

Como a maioria das cirurgias de obesidade atualmente são feitas por laparoscopia, ou seja, através de pequenos orifícios no abdome, não há nenhum cuidado especial com a cicatriz.


Cuidados psicológicos após a cirurgia bariátrica

Após a operação, é comum surgirem desconfortos, como insegurança, ansiedade e até mesmo problemas relacionados à adaptação da nova rotina alimentar do paciente. Por isso, é fundamental que haja um acompanhamento psicológico frequente.


No entanto, para muitas pessoas, quando a cirurgia bariátrica é indicada, preparada e realizada corretamente, proporciona inúmeras vantagens, inclusive recuperação rápida e retorno precoce à vida normal.


Deixe seu comentário abaixo. Conte sua experiência, caso já tenha passado por esse processo. Aproveite também para ler outros artigos da página sobre o tema. Cirurgia bariátrica – Quem pode fazer?

Artigo escrito por

Dra. Beatriz Azevedo

Cirurgia do Digestiva e Coloproctologia


A Dra. Beatriz Azevedo é Cirurgiã do Aparelho Digestivo e Coloproctologista, formada pela UNESP e com especialização no Hospital das Clínicas da USP. Atua no corpo clínico do Hospital Vila Santa Catarina (Albert Einstein), unindo técnica avançada e atendimento humanizado para oferecer o melhor cuidado aos pacientes.

Agende uma consulta

Continue aprendendo

Confira mais artigos

cirurgia de colelitíase
Por Beatriz Azevedo 10 de setembro de 2025
Cirurgia de colelitíase: entenda o procedimento, indicações, recuperação e cuidados necessários para quem sofre com pedras na vesícula. Leia mais sobre!
abscesso anorretal
Por Beatriz Azevedo 3 de setembro de 2025
Abscesso anorretal: Como identificar os sinais e quais são os tratamentos mais indicados para evitar complicações e promover a recuperação.
obstrução intestinal
Por Beatriz Azevedo 23 de julho de 2025
Descubra os sinais ocultos da obstrução intestinal e saiba quando procurar ajuda médica para evitar complicações graves e garantir um tratamento eficaz.