O que é hérnia de hiato e por que acontece?
A hérnia de hiato é um diagnóstico muito comum em laudos de endoscopias, principalmente em casos de pacientes com refluxo.
Ela ocorre devido ao alargamento anormal do orifício por onde passa o esôfago, entre o tórax e o abdômen, podendo levar a uma projeção do estômago em direção à caixa torácica. Esse orifício é chamado de hiato diafragmático e hérnia é justamente a protrusão de um órgão através de um orifício natural ou adquirido – daí o nome hérnia de hiato.
A seguir, vamos explicar mais com mais detalhes o que é e quais são os sintomas dessa condição. Entenda!
O que é hérnia de hiato?
Para entender melhor o que é hérnia de hiato, é preciso compreender antes a estrutura anatômica do nosso corpo.
O esôfago é o responsável por conduzir o alimento deglutido até o estômago. É um órgão de formato tubular, constituído de duas camadas musculares que começa no pescoço, atravessa o tórax e vai até o abdômen. O tórax é separado do abdome por um músculo chamado diafragma.
Para que o esôfago consiga passar do tórax ao abdômen, existe um orifício no diafragma: o hiato diafragmático.
A hérnia, por sua vez, é uma alargamento anormal de um orifício já existente , que permite a passagem indevida de determinadas estruturas.
Sendo assim, na hérnia de hiato ocorre um afrouxamento da musculatura (diafragma) entre o tórax e o abdômen, ou um alargamento do orifício (hiato) por onde o esôfago passa.
Com isso, quando o paciente inspira, o estômago pode ser deslocado para a caixa torácica se o orifício do diafragma estiver muito grande.
Portanto, a hérnia do hiato ocorre quando uma porção do estômago – um órgão que, em condições normais, deve se manter na região abdominal – desliza pelo hiato diafragmático, invadindo o tórax.
Quais são os sintomas?
Em condições saudáveis, o hiato diafragmático deve ser uma abertura justa, a fim de garantir que a comida e os sucos gástricos se mantenham dentro do estômago.
Quando essa abertura está laceada, ela favorece o retorno do alimento do estômago para o esôfago, ocasionando, assim, o chamado refluxo gastroesofágico.
Com isso, o paciente com hérnia de hiato pode apresentar os sintomas de refluxo, tais como:
- azia;
- regurgitação;
- eructações;
- sensação de "bola na garganta"
- tosse;
- pigarro.
Muitas vezes, a hérnia de hiato causa um refluxo gastroesofágico de difícil controle. Por isso, torna-se necessário tratar a hérnia para que seja possível resolver o refluxo.
Nos casos em que o tratamento medicamentoso do refluxo não apresenta resultados satisfatórios ou o paciente torna-se dependente crônico do uso de medicação para controle dos sintomas, a cirurgia de correção da hérnia de hiato pode ser indicada. Vale mencionar também que, quando a hérnia de hiato provoca o deslocamento de uma grande porção do estômago para o tórax, o paciente pode apresentar maiores complicações, como:
- dificuldade de engolir alimentos;
- dor no peito, que piora após alimentação;
- anemia por sangramento do estômago deslocado.
Portanto, caso você note algum sintoma, é importante consultar um especialista para avaliar o caso e indicar o tratamento mais adequado.
Para mais informações sobre condições gastrointestinais, confira outros artigos na nossa Central Educativa!