Saiba quem pode fazer a cirurgia bariátrica e quais são suas indicações
A cirurgia bariátrica, ou cirurgia de redução de estômago, é feita em pessoas obesas que precisam perder peso. É, normalmente, considerada como alternativa por quem já tentou de tudo e, mesmo assim, não conseguiu perder peso.
Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?
Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro pré-requisito para fazer a cirurgia é tentar, pelo menos, dois anos de métodos tradicionais de emagrecimento. Isso envolve uma rotina regrada de exercícios físicos, reeducação alimentar - que será muito importante, inclusive após a cirurgia-, tratamento psicológico e, às vezes, até o uso de alguns medicamentos.
Se nem com todas essas tentativas a pessoa obtiver sucesso, uma bateria de exames deverá ser feita a fim de verificar se ela está ou não em condições de passar pelo procedimento cirúrgico. Jovens entre 16 e 18 anos precisam de uma avaliação especial antes de se submeter à bariátrica.
Podem optar pela cirurgia as pessoas que, além disso, apresentam um IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou maior que 40kg/m2, sem problemas de saúde associados ao sobrepeso, ou 35kg/m2, com problemas de saúde associados (problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, artrite e outras complicações).
Para calcular o IMC, basta dividir o seu peso pelo quadrado da sua altura (altura x altura).
Quais são as contraindicações?
Mesmo com todas essas limitações para se fazer a cirurgia bariátrica, existem ainda algumas contraindicações sobre quem pode fazer uma cirurgia bariátrica. Por exemplo: idosos acima de 65 anos ou jovens com menos de 18 anos (vide ressalva no item acima), depressão ou psicose não tratada, abuso de substâncias tóxicas como drogas e álcool, distúrbios alimentares mal controlados, doença cardíaca grave com risco anestésico proibitivo, coagulopatia grave, incapacidade de reposição vitamínica entre outras.
Para garantir que não haverá problemas, a avaliação pré-operatória é feita com uma grande equipe de profissionais: nutricionista, psicólogo ou psiquiatra (dependendo do caso), médico especialista e o cirurgião qualificado. Os exames pré-operatórios incluem: exames laboratoriais, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, eletrocardiograma, ultrassonografia de abdome e outros a depender de cada caso.
É importante lembrar que, com ou sem o procedimento cirúrgico, é de vital importância manter hábitos de alimentação saudáveis, praticar exercícios físicos regularmente e acompanhar de perto a sua saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que a obesidade pode ser evitada em muitos casos.
Existem mais de 500 fatores associados ao sobrepeso e à obesidade, então, todos podem engordar, o que torna a atenção com o próprio corpo ainda mais importante. Por isso, mantenha seus exames atualizados. A cirurgia bariátrica é um tratamento efetivo e traz poucas complicações quando bem acompanhada, mas deve ser uma opção bem pensada e discutida.
Se este artigo esclareceu suas dúvidas sobre a cirurgia bariátrica, você vai gostar de ler outros conteúdos aqui no site! Não se esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos também!