Hemorroidectomia: conheça os tipos de cirurgia para hemorroida
As hemorroidas são uma condição caracterizada pela dilatação e perda de sustentacão dos vasos hemorroidarios no canal anal. O tratamento clínico é eficiente nos casos iniciais, porém nos casos mais avançados a cirurgia pode ser necessária.
Neste post você vai entender em quais situações a
hemorroidectomia é indicada, os diferentes tipos de cirurgia e também as principais recomendações do pós-operatório. Confira!
Quando a Hemorroidectomia é indicada??
O procedimento é indicado para os pacientes que têm doença hemorroidária e não melhoraram com tratamento clínico. A hemorroidectomia também é recomendada quando há sangramento diário e contínuo.
A cirurgia é considerada o tratamento mais eficaz nesse caso. Além disso, é a opção mais viável para
diminuir os sintomas
do paciente e proporcionar uma melhor qualidade de vida.
A
hemorroidectomia
é
segura
e
eficaz. No entanto, o ideal é conversar com um especialista para descobrir se essa é, de fato, a melhor opção.
Hemorroidectomia: quais os tipos?
Diversas técnicas cirúrgicas são utilizadas para o tratamento das hemorroidas. Entre elas:
- Hemorroidectomia convencional;
- Hemorroidopexia mecânica - PPH;
- Dearterialização hemorroidária.
Conheça a diferença entre elas e saiba qual é o método mais utilizado:
Hemorroidectomia convencional
A hemorroidectomia convencional é feita através de uma incisão no tecido hemorroidário que se estende até o limite superior das hemorroidas. Pode ser fechada com pontos ou mantida aberta, o que não altera o desfecho em termos de dor, cicatrização ou complicações.
Essa técnica possui
resultado positivo em
95% dos casos.
Para a remoção do tecido hemorroidário pode ser usada tesoura, bisturi elétrico, pinça bipolar avançada ou laser. Independente do instrumental não há diferença de dor ou no desfecho pós operatório.
Hemorroidopexia mecânica
A hemorroidopexia mecânica ou procedimento para prolapso de hemorróida (PPH) é caracterizado pela fixação das hemorroidas prolapsadas em suas posições originais, com a ajuda de um grampeador específico com grampos de titânio.
É indicada para pacientes com hemorroidas internas de Graus II e III, e/ou que não apresente resultados com o uso de outros métodos. Não é a melhor opção para o tratamento de hemorroidas mistas ou externas.
Dearterialização hemorroidária
A dearterialização hemorroidária é um método não invasivo para o tratamento das hemorróidas, isto é, é realizado sem incisões na pele ou nos músculos.
Nesta técnica os ramos das artérias hemorroidárias responsáveis por levar sangue até as hemorroidas são localizados através de um aparelho de doppler. Aí então são suturados, e as veias reposicionadas no seu local habitual dentro do canal anal.
Também é um procedimento realizado idealmente para o tratamento das hemorroidas internas puras.
Busque auxílio profissional
Por fim, reforçamos a importância da figura de um médico especialista para um diagnóstico preciso. Somente esse profissional terá a expertise necessária para identificar o problema. Além disso, ele poderá também examinar o seu caso específico e indicar qual o melhor tratamento possível a ser realizado.
Caso uma intervenção cirúrgica seja necessária, conte com a Dra. Beatriz Azevedo. Especialista em cirurgias no aparelho digestivo e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).
Entre em contato e agende uma consulta!