Pós-operatório da Cirurgia da Vesícula Biliar
A retirada de um órgão pode preocupar bastante. Entender como funciona o pós-operatório é indispensável à sua segurança e confiança. Se você precisa tirar sua vesícula por conta de alguma complicação, uma das preocupações é saber como é o pós-operatório da cirurgia da vesícula.
Dúvidas como: Quanto tempo ficarei internado? E quanto tempo levarei para retornar às atividades normais? Quais cuidados devo ter com meus pontos e a região em que operei?
Preparamos esse material com todas as informações necessárias para você entender sobre o tempo de recuperação, possíveis efeitos colaterais, cuidados, etc.
Continue lendo!
Como é o pós-operatório da cirurgia da vesícula biliar?
A remoção da vesícula biliar pode ocorrer de dois modos, por meio de uma colecistectomia laparoscópica ou colecistectomia aberta. O pós-operatório depende do método cirúrgico utilizado.
Por exemplo, na laparoscopia o processo de recuperação é mais rápido, o paciente pode ter alta no mesmo dia ou até na manhã seguinte.
Seu retorno às atividades ocorre, em geral, dentro de 1 semana.
Se for uma cirurgia aberta, os períodos podem ser um pouco mais longos. De hospitalização podem ser de 3 a 5 dias e o retorno às atividades pode demorar até 3 semanas.
Ainda no hospital, por algumas horas depois da cirurgia, você ainda pode sentir dores no abdômen ou no ombro. Náuseas também podem acontecer e nesse caso é preciso tomar a medicação prescrita pela equipe médica.
Em ambas as cirurgias utiliza-se a anestesia geral, e é necessário que o paciente esteja acompanhado no pós-operatório e para ir pra casa.
No primeiro dia em casa, após receber alta, também é ideal que alguém lhe faça companhia.
Sugerimos fazer uma dieta leve nos primeiros 2 dias para evitar náuseas decorrentes do efeito anestésico. Após esse período, a dieta é livre.
Fazer caminhadas leves também é essencial para o funcionamento intestinal, e eliminação de gases.
Vivendo sem a vesícula biliar
É possível viver perfeitamente bem sem a vesícula biliar. Sua ausência não interferirá na produção de bile, a diferença é que não vai haver armazenamento do excedente na vesícula biliar durante o jejum.A bile irá direto para o intestino, ajudando a emulsificar a gordura dos alimentos.
A recomendação é que você busque uma alimentação saudável e equilibrada, porém não há restrições dietéticas após os primeiros dias de cirurgia.
Possíveis efeitos colaterais da cirurgia
Não são descritos efeitos colaterais de longo prazo, eles costumam ser temporários e podem incluir:
- Dor no local das incisões;
- Hematomas ao redor das incisões;
- Diarreia - que acontece em 30% dos pacientes operados e cessa sozinha no prazo de 6 meses a 1 ano.
Esses efeitos são completamente normais e tendem a desaparecer sozinhos. Seu médico pode indicar alguns medicamentos para dor, mas nada que seja motivo de preocupação.
Como cuidar da região operada?
Existem os pontos absorvíveis e inabsorvíveis. Se forem pontos absorvíveis eles vão desaparecer por conta própria após uma ou duas semanas. No caso dos pontos não absorvíveis , existem algumas orientações de cuidados importantes a serem seguidas, como:
- mantê-los limpos e secos;
- não coçar ou mexer;
- evitar atividades e esportes de contato.
Os cuidados como troca de curativos e quando retirá-los serão informados pelo médico antes de deixar o hospital. Atividades como nadar não devem ser praticadas enquanto ainda estiver com os pontos.
Você deve ficar atento aos inchaços, vermelhidão e dores na região dos pontos. Os cuidados ajudam na prevenção de infecções e também podem ajudar a detectá-las precocemente.
Voltando as atividades
Como já mencionamos, a recuperação vai depender muito de qual cirurgia foi feita, se a laparoscopia ou a aberta. O médico-cirurgião passará os conselhos de acordo com seu quadro.
No pós-operatório de uma cirurgia da vesícula biliar feita por laparoscopia, as orientações para retornar as atividades incluem:
- Ter uma boa alimentação que seja saudável e equilibrada;
- Praticar exercícios suaves e que não exijam muito esforço, mas não é recomendado que o paciente fique muito tempo parado (sentado ou deitado);
- Dirigir somente depois de uma semana;
- É permito fazer sexo após 2 semanas, porém, a intensidade deve ser observada;
- Retornar ao trabalho apenas 7 dias após a cirurgia, mas desde que não exija esforços.
O tempo de retorno para essas atividades pode ser maior em caso de cirurgia aberta. Por exemplo, é preciso mais de 2 semanas para voltar a dirigir
Quando procurar ajuda médica?
Se no seu pós-operatório da cirurgia da vesícula biliar você apresentar algum incômodo, deve procurar o médico imediatamente.
Lembrando que algumas condições fazem parte da recuperação, mas tendem a sumir depois de uns dias e, em muitos casos, com a ajuda de remédios.
É preciso ficar de olho em:
- dor intensa, excessiva e crescente;
- temperatura alta;
- dor ou vômito frequente;
- vermelhidão ou inchaço na ferida;
- amarelamento da pele e da parte branca dos olhos;
- urina escura e fezes claras.
Esses sintomas podem ser sinais de complicações da cirurgia da vesícula.
Conclusão
Os cuidados pós-cirúrgicos são importantes e determinarão o tempo em que levará para se recuperar. Seu médico tem autoridade necessária para orientar de forma eficiente e segura todos os passos.
Gostaria de saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à sua saúde?
Acesse nosso blog e fique por dentro de todos os artigos.